Jun 27, 2011

Nós vamos morrendo como povo e como nação

CARTA AO SECRETÁTIO-GERAL DAS NAÇÕES UNIDA, PÉREZ DE CUELLAR.

Diocese de Díli-Timor Oriental
Dili, 6 de Fevereiro de 1989

                                                      Sua Excelência Dr. Perez de Cuellar
                                                      Dig.mo Secretário-Geral das Nações Unidas
                                                      New York - USA


Excelência:
      Antes de tudo, permita-me que lhe apresente as minhas sinceras e respeitosas saudações.
Tomo a liberdade de escrever a Sua Excelência o  Senhor Secretario Geral para levar aos eu conhecimento que o processo da descolonização de Timor Portugês ainda não está resolvido pelas Nações Unidas e convém não deixá-lo no esquecimento.
Para nós, o Povo de Timor, pensamos que temos de ser consultados sobre o destino da nossa terra. Por isso, como responsável da Igreja católica e, como cidadão de Timor, venho pedir ao Senhor Secretário-Geral, para iniciar em Timor o processo de descolonização o mais normal e democrático que é a realização de um REFERENDUM.
O Povo de Timor deve ser ouvido através de um plebiscito quanto ao seu futuro. Até agora, o povo não foi consultado. São os outros que falam em nome do povo. É a Indonésia que diz que o povo de Timor Timur já escolheu a integração, mas o próprio povo de Timor nunca disse isso. Portugal que deixar ao tempo a resolução do problema. E nós vamos morrendo como povo e como nação.
O Senhor Secretário-Geral é democrata e amigo dos direitos humanos. Sua Excelência que demonstre com factos o respeito pelo espírito e letra da Carta das Nações Unidas que concede a todos os povos deste Planeta o direito de escolherem o próprio destino livre, consciente e responsavelmente.
Excelência, não há modo mais democrático de saber a vontade suprema do povo timorense, que a realização de um REFERENDUM promovido pelas Nações Unidas para o povo de Timor.
      Agradecendo ao Senhor
Perez de Cuellar toda a simpatia para com o povo de Timor, termino renovando os meus cumprimentos.
Com votos de admiração e respeito,

      D. Carlos Filipe Ximenes Belo, SDB
      Bispo Tit. de Lorium
      Administrador Apostólico de Dili

No comments: